Reportagem do NSC Total mostrou que os estoque de vacinas contra Covid-19 estão zerados em Santa Catarina, e muitas cidades já relatam desabastecimento. Mas este não é o único problema com a oferta de imunizantes no Estado: a vacina contra a dengue também é escassa.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A Secretaria de Estado da Saúde ainda não recebeu toda a quantidade prometida pelo Ministério da Saúde, que vem aumentando gradativamente as áreas de aplicação da vacina. O estique ainda existe, mas é pequeno.
Isso preocupa porque, com a chegada do calor, os casos de dengue tendem a aumentar no Estado. Santa Catarina registrou mais de 330 mortes por dengue este ano, e a quantidade de casos suspeitos subiu 148% em relação a 2023.
Estoque de vacina contra Covid-19 está zerado em SC em meio a confirmação de novas variantes
Continua depois da publicidade
Por falta de oferta de vacinas, a imunização ainda não atinge toda a população – é restrita a gupos de risco. Nesta semana, a Fiocruz enviou ao Ministério da Saúde um pedido de autorização para produzir o imunizante no Brasil. Hoje, o país utiliza vacinas que são fabricadas no Japão
A autorização para produção nacional pode ajudar a universalizar a vacina contra a dengue. Mas ainda não há prazo para que ela ocorra.
A falta de vacinas nos postos de saúde é um problema grave, porque atinge a estratégia de imunização. O país enfrenta dificuldade com o aumento dos índices de hesitação vacinal – uma consequência da onda de desinformação, que tem resultado em baixa vacinação.
Nesse cenário, cada adesão à vacina é uma vitória. Mas o cidadão precisa ter a garantia de que encontrará a dose quando chegar ao posto
Continua depois da publicidade