“Descer pra BC” certamente já colou no seu ouvido. A música da dupla Brenno & Matheus fala de um caubói endinheirado que, no fim do ano, vai gastar em Balneário Camboriú – e o enredo não está muito distante da realidade. Há alguns anos, a cidade tornou-se o destino favorito para os altos rendimentos dos empresários do agro. Soja e cabeças de gado são “transformados” em apartamentos luxuosos, milionários e exclusivos, geralmente à beira-mar, com um índice de valorização muito acima da média.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A estimativa é que um a cada três apartamentos vendidos hoje na cidade, que tem o metro quadrado mais caro do país, seja para representantes da “nata” do agro brasileiro.
– Eu diria que os investidores mais fortes são os do agro. Se não compram os (imóveis) mais caros, eles compram em quantidade. Se forem imóveis mais em conta, eles compram mais de um – revela o corretor e consultor imobiliário Guilherme Pilger.
Quais são os prédios icônicos de Balneário Camboriu:
Continua depois da publicidade
A movimentação nesse mercado está diretamente relacionada aos rendimentos do setor, que são flutuantes. A safra da soja 2024/2025, por exemplo, deve registrar aumento de 12% e alcançar 166 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – o que traz perspectivas positivas para o mercado imobiliário em BC.
Ferrari de R$ 4 milhões chega a SC de navio e mobiliza operação logística
O interesse dos investidores varia entre a compra para uso próprio e para investimento, segundo Pilger. As próprias construtoras costumam buscar essa clientela, de olho em oportunidades de negócios robustos. É o caso da ABC Embralot, que passou a anunciar em eventos automotivos que são direcionados a empresários do agro.
Entre os gigantes do agronegócio que mantêm imóveis em Balneário Camboriú estão o ex-ministro Blairo Maggi, um dos bilionários da soja, e Eliseu Sheffer, barão do agro que fez fortuna em Mato Grosso plantando algodão e hoje investe também na agricultura regenerativa, com negócios bilionários em boa parte da América Latina.
Continua depois da publicidade
Eliseu recebeu em março deste ano, em um de seus apartamentos em Balneário, Jair e Michelle Bolsonaro para um fim de semana.
Leia também:
Balneário Camboriú é destaque na Monocle, uma das maiores publicações sobre estilo de vida no mundo
Desembargadores de SC que jantaram com Luciano Hang serão investigados pelo CNJ
Colapso da BR-101 não será resolvido se Santa Catarina não “sair da caixa”
Município de Itajaí herdará dívida milionária após federalização do porto