As belas imagens da neve nas cidades da Serra Catarinense mostram, também, que muita gente deixou de lado a necessária proteção contra o coronavírus para acompanhar o fenômeno. Diversos vídeos que circulam nas redes sociais mostram os turistas felizes, aglomerados – e sem máscaras.
Continua depois da publicidade
> Como ver ao vivo a neve em SC: vídeos mostram condições do tempo no Estado
É como se a tão esperada neve tivesse trazido junto a vacina para a pandemia. Ocorre que, ao contrário dos flocos, a imunização não cairá do céu.
É compreensível que, depois de cinco meses de pandemia e restrições, todo mundo esteja ansioso para voltar à vida normal. Que a neve, tão rara neste nosso Brasil tropical, encante e empolgue as pessoas, com uma imagem quase onírica, distante da realidade. E quem não quer fugir da realidade neste período tão difícil?
> veja os memes e reações em outros estados do país sobre a neve no Sul
Continua depois da publicidade
> Neve chegou primeiro na Serra do RS; veja registros
Só que Santa Catarina segue em plena aceleração do coronavírus, o que exige um pouco mais de paciência e resiliência. A Serra Catarinense, cenário da neve, está em nível gravíssimo de risco, de acordo com a classificação do Governo do Estado.
> Santa Catarina tem mínima de -8°C e árvore fica congelada em Urupema
Os hotéis estão autorizados a abrir com restrições e o turismo não foi proibido pelo governo. Mas o descaso com medidas simples, como o uso da máscara, leva a questionar se estamos mesmo preparados para essa retomada. É evidente que não há como fiscalizar as pessoas em todos os lugares. Falta consciência de cada um e clareza de comunicação por parte dos governantes.
Ficamos com o espetáculo. A neve veio, o frio é cortante. Agora, é torcer para que ele também espante o coronavírus.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade