A varejista catarinense Havan registrou no terceiro trimestre o melhor resultado do ano, com aumento de 26,3% em relação ao mesmo período em 2023. O grupo alcançou R$ 11 bilhões em receita operacional bruta desde janeiro, e deve chegar a R$ 16 bilhões de faturamento até o fim de dezembro – um recorde.

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No terceiro trimestre, o lucro líquido mais que dobrou: alcançou a marca de R$ 1,77 bilhão nos primeiros nove meses do ano, em comparação com R$ 793,57 milhões no mesmo período de 2023 – um crescimento de 122,9%. Outro dado relevante é o Ebitda, que saltou de12,2% para 21,2%.

Os bons resultados vão na contramão do cenário no mercado varejista, que segue em apreensão. Apesar de um primeiro semestre com saldo positivo, e expectativa de repetir a tendência no balanço anual, o setor segue pressionado pelo crescimento do e-commerce e pelos juros altos, que reduzem a capacidade de crédito dos brasileiros.

A Havan também tem apostado no comércio online, mas o “filé” continuam sendo as lojas físicas, que seguem em ritmo de expansão. Para Luciano Hang, uma estratégia eficiente e o fortalecimento do mix de produtos são a chave para bons resultados.

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– Esses resultados são fruto de uma estratégia bem direcionada e de uma equipe dedicada – disse.

A Havan recebeu recentemente nota máxima, AAA, na classificação da agência internacional Fitch Ratings – o que significa uma perspectiva estável.