Uma ferramenta da nova Delegacia Virtual da Polícia Civil, que deve estar no ar em duas semanas, permitirá às mulheres vítimas de violência em Santa Catarina registrarem boletim de ocorrência e até requisitar medidas protetivas online, sem precisar ir à delegacia. A ideia é facilitar o acesso à Segurança Pública. No ano passado, mais de 80% das mulheres que foram vítimas de feminicídio no Estado não tinham registrado ocorrência contra os agressores.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O site poderá ser acessado por computador ou smartphone, para registro de B.O. Se for o caso, o delegado responsável reportará ao juiz imediatamente a fim de obter a medida protetiva. No momento, a nova ferramenta está em fase de ajustes. O trabalho é desenvolvido em conjunto com o CIASC.

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Ghizoni, trabalha no novo modelo após ter implantado na DEIC a Delegacia de Proteção dos Direitos das Mulheres (DPDM), que tem abrangência estadual com equipe de policiais civis dedicados à prevenção, repressão e investigação dos crimes mais graves relacionados à violência de gênero.

Continua depois da publicidade