Casada com o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, o catarinense Jorge Seif Junior, a empresária Catiane Seif ocupa desde novembro do ano passado um dos cargos mais altos na Embratur, em Brasília. Ela é gerente de Integridade e Gestão Corporativa, com salário de mais de R$ 25 mil.

Continua depois da publicidade

> Como será o acompanhamento dos vacinados contra a covid-19 em SC

A informação foi trazida nesta terça-feira (19) pelo Estadão, e confirmada pela coluna. Segundo a publicação, Catiane é celetista e entrou na agência em janeiro do ano passado, ocupando o cargo de coordenadora de ouvidoria. Dez meses depois, em novembro, foi promovida a gerente. 

> “Vacina é do Brasil, não é de nenhum governador”, diz Bolsonaro

Tanto o contrato, quanto a promoção, ocorreram durante a gestão de Gilson Machado na Embratur. Parte do núcleo ideológico do governo, Machado ficou conhecido por tocar acordeão nas lives do presidente Jair Bolsonaro e assumiu recentemente o Ministério do Turismo, após a saída de Marcelo Ávaro Antonio.

Continua depois da publicidade

> Festa de Bolsonaro em São Francisco do Sul reúne Hang, Ratinho, pastor e políticos

Antes de assumir a gerência na Embratur Catiane era empresária. O cadastro público de empresas mostra que ela era dona de uma confecção de acessórios para pets, que fechou no ano passado.

> Vacinação da Covid no Brasil precisa contar com mudança no discurso de Bolsonaro para ter maior adesão

Suspeita de nepotismo

Casos como os dos Seif podem esbarrar na lei. A coluna conversou com o advogado Natan Ben-Hur Braga, especialista em direito administrativo. Ele disse que, em tese, a contratação de Catiane pode configurar nepotismo cruzado. 

Isso ocorre se ficar provado que a contratação ocorreu por influência de Jorge Seif Junior, ou por causa dele. A hipótese é afastada, no entanto, se ficar comprovada a capacidade técnica do contratado.

Continua depois da publicidade

– Se provada indicação sem capacidade técnica, fica evidente o nepotismo cruzado. É inconstitucional. Isso foi estabelecido para afastar o apadrinhamento, que é secular no Brasil – afirma o advogado.

A coluna entrou em contato com a gerência de Catiane em Brasília na terça-feira (19) e também na manhã desta quarta-feira (20), mas não conseguiu contato. Seif Junior não respondeu ao questionamento enviado a ele por meio de aplicativo de mensagens.

Próximo de Bolsonaro

Jorge Seif Junior é um dos membros do alto escalão mais próximos do presidente Jair Bolsonaro. É uma das presenças mais frequentes nas lives semanais do presidente, e ciceroneou o ‘chefe’ nas férias em São Francisco do Sul, em dezembro. O secretário costuma dizer que é o ‘filho 06’ do presidente da República.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Continua depois da publicidade