Casada com o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, o catarinense Jorge Seif Junior, a empresária Catiane Seif ocupa desde novembro do ano passado um dos cargos mais altos na Embratur, em Brasília. Ela é gerente de Integridade e Gestão Corporativa, com salário de mais de R$ 25 mil.
Continua depois da publicidade
> Como será o acompanhamento dos vacinados contra a covid-19 em SC
A informação foi trazida nesta terça-feira (19) pelo Estadão, e confirmada pela coluna. Segundo a publicação, Catiane é celetista e entrou na agência em janeiro do ano passado, ocupando o cargo de coordenadora de ouvidoria. Dez meses depois, em novembro, foi promovida a gerente.
> “Vacina é do Brasil, não é de nenhum governador”, diz Bolsonaro
Tanto o contrato, quanto a promoção, ocorreram durante a gestão de Gilson Machado na Embratur. Parte do núcleo ideológico do governo, Machado ficou conhecido por tocar acordeão nas lives do presidente Jair Bolsonaro e assumiu recentemente o Ministério do Turismo, após a saída de Marcelo Ávaro Antonio.
Continua depois da publicidade
> Festa de Bolsonaro em São Francisco do Sul reúne Hang, Ratinho, pastor e políticos
Antes de assumir a gerência na Embratur Catiane era empresária. O cadastro público de empresas mostra que ela era dona de uma confecção de acessórios para pets, que fechou no ano passado.
Suspeita de nepotismo
Casos como os dos Seif podem esbarrar na lei. A coluna conversou com o advogado Natan Ben-Hur Braga, especialista em direito administrativo. Ele disse que, em tese, a contratação de Catiane pode configurar nepotismo cruzado.
Isso ocorre se ficar provado que a contratação ocorreu por influência de Jorge Seif Junior, ou por causa dele. A hipótese é afastada, no entanto, se ficar comprovada a capacidade técnica do contratado.
Continua depois da publicidade
– Se provada indicação sem capacidade técnica, fica evidente o nepotismo cruzado. É inconstitucional. Isso foi estabelecido para afastar o apadrinhamento, que é secular no Brasil – afirma o advogado.
A coluna entrou em contato com a gerência de Catiane em Brasília na terça-feira (19) e também na manhã desta quarta-feira (20), mas não conseguiu contato. Seif Junior não respondeu ao questionamento enviado a ele por meio de aplicativo de mensagens.
Próximo de Bolsonaro
Jorge Seif Junior é um dos membros do alto escalão mais próximos do presidente Jair Bolsonaro. É uma das presenças mais frequentes nas lives semanais do presidente, e ciceroneou o ‘chefe’ nas férias em São Francisco do Sul, em dezembro. O secretário costuma dizer que é o ‘filho 06’ do presidente da República.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade