O plenário da Alesc aprovou por unanimidade, entre os deputados presentes à sessão nesta quarta-feira (11), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza um concurso para a escolha de um novo hino para Santa Catarina. Com isto, o texto agora passará pela análise de mérito.

Continua depois da publicidade

Por se tratar de uma PEC, se a proposta for aprovada dependerá apenas de promulgação pela presidência do Legislativo.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A proposta foi apresentada pelo deputado Ivan Naatz (PL). Na justificativa, ele argumentou que o catarinense “não se sente representado” pelo hino, e por isso desconhece a letra.

O hino de SC foi composto em 1892 por Horácio Nunes Pires e José Brazilício de Souza, e traz mensagens abolicionistas, condizentes com a época. É o único hino no país a fazer referência ao período histórico.

Continua depois da publicidade

Um dos argumentos do deputado para convencer os pares foi que outros estados, como Minas Gerais e Goiás, também estão “modernizando” seus hinos.

O governador Jorginho Mello (PL) já havia se manifestado favorável à mudança. De acordo com a PEC, o Estado deverá abrir concurso para escolha de uma nova letra e de uma nova melodia.

Leia também

Famílias dos autores do hino de SC sugerem plebiscito para mudança da letra e da música

Governador de Santa Catarina defende mudança no hino do Estado

“Tanso”, “bobiça” e “istepô”: confira as gírias mais faladas em SC