O acidente que vitimou o engenheiro Guilherme Patrício, que caiu no fosso de um elevador em Balneário Camboriú, no dia 28 de fevereiro, levou a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (ABEEL) a sugerir a criação de uma legislação específica em Santa Catarina para garantir a segurança dos equipamentos.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em nota, a entidade informou que ainda aguarda a conclusão das investigações que indicarão as causas do acidente, mas o alto número de ocorrências envolvendo elevadores no Estado preocupa. Foram 10 registros entre 2019 e 2021, segundo a ABEEL – em alguns casos, com vítimas fatais.
– Uma das medidas que podem eliminar acidentes é a criação de leis estaduais que garantam maior segurança aos elevadores em Santa Catarina. Elevador é um equipamento extremamente seguro, desde que haja manutenção regular – diz o presidente da ABEEL, Marcelo Braga.
Estado já tem data para decreto que desobriga uso de máscaras em SC
Continua depois da publicidade
A principal sugestão da associação é a criação do Relatório de Inspeção Anual (RIA) no Estado. O RIA é um documento elaborado por uma empresa especializada em manutenção de elevadores, credenciada pela prefeitura, que emite um laudo a cada 12 meses após a realização de uma vistoria técnica anual. Essa vistoria pode apontar eventuais problemas, riscos a serem sanados ou peças a serem substituídas que assegurem o bom estado do elevador.
O relatório é único para cada elevador do edifício e, depois de pronto, deve ser fixado com destaque no condomínio, mostrando quais foram os itens os verificados e que falhas foram corrigidas. Segundo a ABEEL, em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, que adotaram o RIA e tornaram a manutenção mensal dos elevadores obrigatória, o número de ocorrências é menor em comparação com outras cidades brasileiras.
Na nota em que sugere o avanço na legislação no Estado, a ABEEL lamenta o ocorrido e presta solidariedade aos familiares e amigos do engenheiro.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia mais
Pico de casos de Covid em SC no início do ano traz dúvidas sobre dispensa de máscaras
SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel
Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão