A morte do engenheiro Marciano Maccarini, que faleceu em Florianópolis neste domingo (22), causou comoção entre profissionais da engenharia em todo o Estado. Maccarini era professor aposentado do Departamento de Engenharia Civil do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e tinha 76 anos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em nota, a UFSC comunicou o falecimento e descreveu a trajetória do professor, que participou da formação de muitos outros engenheiros no Estado e atuou em grandes obras, como a ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz:

“Maccarini ingressou como docente na UFSC em 1975, após a conclusão de sua graduação na Universidade. Concluiu Mestrado em Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1980, e doutorado em Engenharia Civil na University of London, Inglaterra. Seu pós-doutorado também foi realizado na Inglaterra, na Universidade de Durham, entre 1996 e 1997”.

“Lecionou na UFSC ao longo de 47 anos e se aposentou em 2022. Dentre os projetos em que se envolveu, o professor Maccarini atuou nas obras de ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Era conhecido e conceituado em pesquisas sobre Mecânicas dos Solos, estudou a ação da água em solos moles, e liderou projetos de prevenção e mitigação de desastres hidrológicos”.

Continua depois da publicidade

Ex-alunos, que hoje ocupam cargos de liderança no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-SC), manifestaram-se sobre Maccarini:

O professor Marciano Maccarini foi um grande professor da Universidade Federal de Santa Catarina, tanto na graduação, como no mestrado, quando eu tive o prazer de ter aula com ele de Mecânica dos Solos. Um grande geotecnista, que fundamentava muito bem as suas aulas no laboratório. Ele sempre gostou muito da prática. E foi na prática que nós também tivemos a oportunidade de compartilhar problemas complexos dentro do DNIT, como por exemplo na duplicação da BR-101 Sul, na BR-282, e recentemente no caso de encostas, na BR-470, com grandes deslizamentos. Ele era um consultor muito prático, que propunha soluções simples para problemas complexos. Muito focado e com um conhecimento acima da média. Vai fazer muita falta no âmbito da Engenharia Civil e da Geotecnia, e também como amigo de todos, como o professor Maccarini sempre foi. Vai nos deixar muitas saudades.

Alysson Rodrigo de Andrade, Superintendente do DNIT em Santa Catarina

O Professor Maccarini foi um dos melhores profissionais de Geotecnia com quem trabalhei ao longo dos anos no DNER/DNIT. Avaliava com maestria sua vasta bagagem teórica com soluções práticas, sempre as mais simples para cada evento geotécnico. Primava pela simplicidade na definição das soluções, tornando-as financeiramente econômicas e tecnicamente eficazes. Sua habilidade em simplificar problemas complexos era admirável, garantindo que as soluções fossem implementadas de forma rápida e eficiente. Sua abordagem prática e direta era valorizada por todos que trabalhavam com ele, pois sabiam que podiam confiar em sua expertise e capacidade de encontrar as melhores soluções para cada desafio geotécnico.

Izaldo Carlos Kondlatsch