Mortes trágicas e prematuras como a da cantora Marília Mendonça trazem à tona uma verdade incômoda e incontestável a respeito da vida: não sabemos como, nem quando ela termina. A morte não respeita uma carreira brilhante, uma vida toda pela frente, um filho pequeno para criar. Não se importa com nenhum plano, com nenhum projeto.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> Relembre a carreira de Marília Mendonça, cantora morta aos 26 anos

No Instagram da cantora, seguido por milhões de pessoas, a sequência de stories na sexta-feira era um soco no estômago. Foi um dia normal na rotina de Marília – todo devidamente registrado. Ela foi à academia. Telefonou para fãs em uma ação promocional. Anunciou um lançamento. Almoçou. E embarcou num avião para nunca mais voltar.

> Marília Mendonça publicou vídeo dentro de avião que caiu em MG

Continua depois da publicidade

Não há, nessa sequência de fatos, nenhum lampejo premonitório. Nenhum sinal de que a cantora faria, nesta sexta-feira, sua última viagem. Constatações como essa nos trazem de volta aquele pensamento incômodo sobre a finitude da vida. Daqui nos mandam embora sem aviso prévio, sem ordem de despejo, sem perguntar se concordamos com o timing.

> Relembre artistas que morreram em acidente de avião

Talvez não haja tempo para aquele pedido de desculpas, para fazer aquela viagem, para rever aquela pessoa de quem se tem saudades. Alguém assumirá o trabalho que ficou por fazer, vai regar as plantas, vai herdar suas roupas. A roda da vida vai seguir seu curso.

> Marília Mendonça foi um ícone do empoderamento feminino na música sertaneja

Para além de toda a comoção pela perda de uma cantora talentosa, carismática e empoderada, a morte de Marília também nos choca porque nos confronta com a incerteza da vida. Para um país enlutado pelos seus mais de 600 mil mortos na pandemia, tomar mais esse golpe do destino é pesado demais.

Leia também

Tuíte de Marília Mendonça sobre sonho com água e cachoeira é de um ano e meio atrás​​

Chapecoense homenageia Marília Mendonça após morte em acidente áereo

Marília Mendonça achava avião que caiu em MG “muito instável”, diz amigo​​

Bolsonaro lamenta morte de Marília Mendonça: “Momento de profunda dor”