O ex-senador Jaison Tupy Barreto morreu neste domingo (26) à noite em Balneário Camboriú, aos 87 anos. Médico de profissão, duas vezes deputado federal e senador da República entre as décadas de 1970 e 1980, quando fez oposição à ditadura militar, o catarinense foi um dos líderes mais expressivos e populares de Santa Catarina a transitar na política federal. Segundo informações preliminares, ele morreu em casa e teria sido vítima de insuficiência cardíaca.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
A última entrevista do ex-senador foi à coluna, em maio do ano passado. Seu único pedido, ao aceitar a conversa, foi que eu não o chamasse de senador – a classe está muito desmoralizada, me disse.
Jaison Barreto: “A classe política sofre de falta de lucidez e bom senso”
Foi uma conversa rápida, por telefone, e o assunto principal – como não podia deixar de ser – era a pandemia. Jaison Barreto era crítico à maneira como o governo estava lidando com a crise e, especialmente, à submissão dos militares na saúde. Perguntei a ele sobre polarização. E o ex-senador resumiu ao seu estilo:
Continua depois da publicidade
– É uma concepção burra, de direita e esquerda. Parece que ainda estão na guerra fria. Falta liderança no país, o sistema político deixou o país entregue a essas manipulações, a mentiras organizadas através das redes sociais. O Congresso tem gente de boa qualidade, mas que não é ouvida. O Congresso brasileiro é um circo.
Mesmo recluso, enxergando pouco, Jaison Barreto costumava usar as redes sociais para opinar sobre a politica local e nacional. Era um homem do debate. Mas havia abandonado o hábito em meados deste ano, e há alguns meses deixou de se manifestar em seu perfil online.
Opinião: Por que o retrato da própria miséria incomoda tanto SC
O ex-senador será cremado nesta segunda-feira, em horário ainda não definido pela família. A cerimônia deverá ser restrita, como era sua vontade.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac