Faleceu nesta segunda-feira (21), aos 104 anos, o ex-Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina José Daura, que era considerado o mais longevo do Brasil. O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, decretou luto oficial de três dias no MPSC.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Nascido em Florianópolis, Daura iniciou a carreira no Ministério Público em 1947. Passou por Chapecó e Lages antes de assumir a Procuradoria Geral de Justiça, em 1971 – cargo em que permaneceu até 1975.
Entre os casos mais marcantes de sua carreira está o julgamento dos envolvidos no “linchamento de 1950”, em Chapecó, que repercutiu em todo o mundo e virou livro.
Como chefe do MPSC, Daura foi responsável pela estruturação da carreira, o estabelecimento do cargo de Promotor Substituto em início de carreira, a criação de comarcas, além da fundação da biblioteca do Ministério Público. Em sua trajetória, atuou, ainda, como Secretário de Justiça e Secretário da Segurança e Informações.
Continua depois da publicidade
O curioso dado que comprova o boom econômico de Santa Catarina
José Daura dá nome ao prêmio do Ministério Público de Santa Catarina que homenageia a atuação inovadora e resolutiva, com resultados socialmente relevantes.
Daura teve cinco filhas, 15 netos, 19 bisnetos e 1 tataraneto. Os detalhes sobre velório e homenagens ainda não foram divulgados.