Carlos Damião, um dos grandes nomes do jornalismo catarinense, morreu nesta quinta-feira (17) após sofrer uma queda em Florianópolis. A informação foi confirmada por familiares. O velório ocorre nesta sexta, a partir das 13h, no Crematório Catarinense, na BR101, km 217, em Palhoça. A cerimônia de despedida deve acontecer por volta das 17h.
Continua depois da publicidade
Damião tinha 67 anos e viva sozinho, no centro da Capital. Ele se recuperava de um longo período de depressão após o diagnóstico de perda gradativa da visão, resultado de um AVC.
Um dos mais importantes e combativos comentaristas políticos de Santa Catarina, Carlos Damião trabalhou em jornais, rádios e emissoras de televisão de todo o país. Mas não se limitou ao jornalismo. Também aventurou-se pelas poesias, prosas e crônicas.
– Dono de uma das mais invejáveis memórias da história catarinense, Damião sempre foi reconhecido pelo brilhantismo da arte escrita, pela clareza de raciocínio e pelo frescor de seus haicais – lembra a jornalista Maria Bauer, com quem Damião conviveu por dez anos.
Mesmo após a perda progressiva da visão, Damião seguia escrevendo. Os filhos João Felipe, Ana Júlia e Carolina pretendem publicar o acervo.
Continua depois da publicidade