A Defesa Civil de Itajaí deu prazo até a próxima segunda-feira (9) para que as mais de 40 famílias afetadas pela interdição de três edifícios num condomínio do Bairro da Murta, em Itajaí, deixem os imóveis. Um laudo encomendado pela Caixa Econômica Federal, que financiou a construção, indica risco de desabamento.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Inicialmente, a Defesa Civil não havia estabelecido data para desocupação dos imóveis. Amadeu Medeiros, coordenador do órgão no município, disse que o objetivo foi dar tempo para que as famílias organizassem a mudança.

Três prédios terão que ser evacuados no Litoral de SC por risco de desabamento

A maioria dos moradores já deixou os edifícios interditados, mas ainda há famílias vivendo no local. Caso haja recusa em sair dos prédios, a Defesa Civil acionará o Ministério Público de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Veja mais imagens dos imóveis:

Em 2022, proprietários já haviam procurado a Justiça pedindo a reforma dos blocos à construtora e à Caixa, mas a liminar foi negada.

O banco, no entanto, requisitou o laudo que comprovou os danos. Os moradores que têm os apartamentos financiados com a Caixa estão sendo orientados a buscar o seguro.

As anomalias estruturais na construção incluem pontos de inclinação que chegam a quatro centímetros, motivados por movimentação estrutural de causa indefinida.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

OAB ingressará no STF contra decisão que manteve X de Elon Musk suspenso no Brasil

Luciano Hang tem acesso às redes sociais liberado por Moraes após dois anos