Aparelhos de medição da qualidade do ar desenvolvidos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão em fase de testes e serão utilizados para garantir a segurança dos candidatos durante o vestibular presencial, nos dias 29 e 30 de janeiro do ano que vem. Os equipamentos foram desenvolvidos pelo professor Saulo Günts, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, e a produção conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O medidor, que recebeu o nome de Carbo2, mede a quantidade de C02 nos ambientes – desta forma, consegue diagnosticar a qualidade e a ventilação de ar nas salas. Junto com o uso de máscaras, o acompanhamento e controle da qualidade do ar em ambientes internos tem sido uma das principais orientações dos especialistas na atual fase da pandemia, como forma de evitar surtos de Covid-19.

Vestibular UFSC 2022: veja os cursos mais concorridos

O aparelho desenvolvido pela UFSC tem autonomia de até dois dias e bateria recarregável com energia elétrica. O medidor pode ser conectado a computadores e fornece os resultados da qualidade do ar nos ambientes em tempo real.

Continua depois da publicidade

Moisés vai à Conferência do Clima com missão definida

Saulo Günts explica que o lote inicial é de nove sensores, que já estão em funcionamento em fase de testes. Os aparelhos foram instalados nos ambientes da Reitoria da UFSC. A expectativa da universidade é produzir 60 monitores.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e CoronavacReceba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp