O governador Carlos Moisés decidiu confirmar presença na comitiva de governadores brasileiros que participará da Conferência do Clima em Glasgow, na Escócia. Pretende discutir durante o evento uma transição energética sustentável para as usinas termelétricas nas próximas décadas – a cadeia do carvão, alvo de polêmica pelo impacto ambiental, ainda é importante economicamente para o Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Moisés vai defender que o desenvolvimento sustentável contempla o social, e por isso não abre mão dos empregos. As usinas geram mais de 20 mil postos de trabalho no Estado.

O assunto é delicado do ponto de vista ambiental. Países como Alemanha e Japão anunciaram recentemente que vão abandonar a geração de energia nas termoelétricas a carvão, que são consideradas caras e com um potencial poluidor elevado em comparação com outras alternativas.

> Chuva de meteoros com detritos do cometa Halley é flagrada no Planalto Norte de SC

Continua depois da publicidade

O Governo do Estado defende que as termelétricas a carvão ainda atuam como uma fonte de estabilização do sistema, especialmente em período de estiagem prolongada, como o que o país enfrenta atualmente.

A viagem à Escócia será a primeira missão internacional do governo Moisés. Pelo menos 10 governadores brasileiros devem participar da comitiva, que pretende criar novos canais de diálogo com países e instituições interessadas em investir em meio ambiente no Brasil. 

> SC tem risco de temporais e mar agitado; veja previsão

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e CoronavacReceba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

Continua depois da publicidade