Em Brasília, o governador Carlos Moisés (Republicanos) esteve nesta quinta-feira (11) com o vice-presidente Hamilton Mourão, seu companheiro de partido. Empolgado com os resultados da tese de doutorado da professora Fernanda Kempner, da UFSC, que estudou o modelo de gestão de segurança pública em um colegiado, o governador levou o case de SC para o vice-presidente. Moisés defende que a experiência do Estado sirva como exemplo para o restante do país.
Continua depois da publicidade
O modelo, de fato, tem despertado o interesse de outros estados – e os indicadores da Segurança Pública ajudam na “propaganda”. Os homicídios caíram cerca de 10%, enquanto os roubos tiveram redução de quase 15% nos últimos anos. As causas são mutifatoriais, mas os dados alavancam o case de SC
O Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial substituiu a antiga Secretaria de Estado Segurança Pública. A figura do secretário deixou de existir, e a presidência do colegiado veio sendo ocupada, alternadamente pela PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e, atualmente, Polícia Científica.