A mitologia grega, farta em referências e simbologias, apresentou ao mundo a história de Narciso. Filho de um deus e uma ninfa, o jovem foi enfeitiçado por uma admiradora rejeitada, que o condenou a apaixonar-se pela própria imagem.

Continua depois da publicidade

A entrevista do governador Carlos Moisés (PSL) aos colegas Upiara Boschi e Raphael Faraco, publicada no último fim de semana, dá pistas de que Moisés tem um quê do mito grego. O governador está enamorado do próprio governo, ao qual atribui um “brilho natural”. Em um ano e meio de um mandato, já ousa dizer que fará o “melhor governo da história de Santa Catarina”.

> Entrevista com Carlos Moisés: “O governo não foi omisso”

Uma nível tão elevado de autoconfiança, que nem parece que o governo enfrenta problemas sérios. É esfolado por uma CPI, alvo de pedidos de impeachment na Assembleia Legislativa, e, internamente, sofre as consequências do vaivém de secretários em posições estratégicas.

> Oficiais reclamam da postura de deputados com militares na CPI dos Respiradores

Continua depois da publicidade

A fala de Moisés sobre a gestão da pandemia, por exemplo, destoa do cenário de aceleração de casos e óbitos que o Estado vivencia nas últimas semanas. Ou mesmo da desastrosa compra de respiradores, marcada pelo amadorismo e pelas suspeitas de fraude, que jogaram o governo na fogueira e o governador na mira das investigações.

>​CPI manda 15 perguntas a Moisés. Veja o que os deputados querem saber sobre compra dos respiradores

Moisés tem méritos na condução da pandemia. Conseguiu colocar Santa Catarina em posição de destaque no país ao melhorar o sistema de transparência na divulgação de dados e ao adotar o isolamento social antecipado, que segurou, lá no início, um aumento acelerado da transmissão do coronavírus. O problema é que o governador apegou-se às pequenas vitórias para supor que venceu a guerra.

No mito grego, ao ver seu rosto refletido na água, Narciso ficou tão extasiado com a própria beleza que acabou consumido pela contemplação. Para que o governo tenha um rumo, Moisés precisa colocar o pé na realidade e deixar de contemplar os próprios feitos.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​