O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, virá a Santa Catarina nesta quinta-feira (12), para inauguração de obras no Aeroporto de Joinville. Será a segunda passagem do ministro pelo Estado – em agosto, ele acompanhou o presidente Lula (PT) em agenda em Palhoça e Itajaí.

Continua depois da publicidade

A vinda de Silvio Costa Filho ao Estado ocorre em meio a um impasse envolvendo o Porto de Itajaí. O governo Lula discute a federalização da Autoridade Portuária, que hoje é municipal – o que vem provocando uma série de reações contrárias entre entidades empresariais e trabalhadores portuários.

Na terça-feira o governador Jorginho Mello (PL) também se manifestou em vídeo e disse estar fazendo um “apelo respeitoso ao governo federal” para manter a gestão municipal do Porto.

Não está descartada a possibilidade de uma conversa entre o governador e o ministro na agenda desta quinta, em Joinville.

A expectativa era que o martelo da federalização fosse batido na terça, em uma reunião do ministro Silvio Costa Filho com o presidente Lula e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. A agenda foi suspensa porque o presidente teve um acidentes doméstico e precisou passar por um procedimento médico.

Continua depois da publicidade