O ministro do Turismo, Gilson Machado, foi fotografado sem máscara durante a viagem que fez a Santa Catarina, nesta sexta-feira (14). Ele aparece sem a proteção obrigatória em uma confraternização, que ocorreu em Governador Celso Ramos. Em suas falas em SC, o ministro comentou sobre a importância do turismo com segurança e sobre o Selo Turismo Responsável, emitido pelo ministério, que identifica boas práticas nos estabelecimentos do setor.
Continua depois da publicidade
SC pedirá vacinas do fundo de reserva do Ministério da Saúde com receio do inverno
Diversos políticos do Estado participaram da recepção – entre eles a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) e a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), que usavam máscaras. Em algumas imagens, além do ministro outros participantes do encontro também aparecem sem a proteção, como o deputado federal Daniel Freitas (PSL), o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior (PL), o vereador Kaká Fernandes (Pode), de Balneário Camboriú, e o senador Jorginho Melo (PL), que integra a ‘tropa de choque’ do governo Bolsonaro na CPI da Covid.
Opinião: Custa colocar a máscara?
A dispensa da máscara fere as regras estaduais que estão em vigor para a realização de eventos. Veja o que diz a portaria da Secretaria de Estado da Saúde:
Continua depois da publicidade
“Uso obrigatório de máscaras de proteção por todos os convidados e prestadores de serviço, durante todo o período de realização do evento, sendo permitido aos convidados a retirada das máscaras somente quando forem ingerir alimentos e bebidas, que deve ocorrer apenas quando estiverem sentados”.
Sobe o número de regiões de SC em risco grave para a Covid-19
Mais cedo, em Bombinhas, o ministro deu uma ‘palhinha’ tocando acordeon na companhia da deputada estadual Paulinha, do prefeito de Bombinhas, Paulo Muller (DEM) e do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos). Todos sem máscara.

Mais uma vez, as regras do Estado para música ao vivo em eventos sociais não foi respeitada. A portaria vigente da Secretaria de Estado da Saúde obriga a instalação de uma proteção de acrílico ou vidro para separar a ‘banda’ do público, e determina que os integrantes que não estão em ‘apresentação vocal’ devem usar máscara.
Duas cidades de SC vacinaram contra Covid mais de 25% da população; veja lista
Durante a agenda em SC, Gilson Machado visitou as obras de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú e o Centro de Eventos, que tem recursos federais. Também inaugurou obras do calçadão de Itapema, passarelas e pavimentação em Bombinhas – obras que contaram com verbas do Ministério do Turismo.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também:
Ataque a creche em Saudades: Polícia Civil de SC provocou investigação em quatro estados
Live ‘Criança Viada’ é censurada pela prefeitura de Itajaí
Vereador é agredido com cartolina em sessão da Câmara de Itajaí; vídeo
SC pedirá vacinas do fundo de reserva do Ministério da Saúde com receio do inverno
Morte de grávidas por Covid-19 aumentou quase seis vezes em SC