O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) reuniu-se nesta terça-feira (15) com o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e levou uma série de demandas dos produtores de SC. O parlamentar foi acompanhado do Superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária de SC, Fúlvio Rosar Neto.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Durante o encontro, Cobalchini, que integra a Frente Parlamentar da Agropecuária e é representante do Sul na Frente das Cooperativas, pediu a extensão do calendário de plantio da soja para a região. O ministro compreendeu a urgência da solicitação e disse que vai atender o pedido.
Crise do leite
O ministro afirmou que o Governo Federal está em busca de soluções para a crise que assola os produtores de leite, com o aumento das importações da Argentina e do Uruguai. Como resposta, áreas do governo estão envolvidas na compra de leite em pó por meio da Companhia Nacional de Abastecimento(Conab).
Continua depois da publicidade
No encontro, foi confirmada a liberação de R$ 100 milhões para a aquisição do leite em pó. O parlamentar catarinense solicitou a ampliação dos valores liberados e o ministro se comprometeu a avaliar o tema.
Cobalchini sugeriu ainda taxação das importações e fiscalização nas fronteiras. O parlamentar também solicitou reunião dos Ministros da Agricultura e dos Transportes, em busca de uma solução coletiva. O ministro afirmou que a reunião será agendada.
Máquinas agrícolas
Cobalchini também levou ao Ministro o seu projeto de lei que permite a circulação de máquinas agrícolas nas rodovias. O ministro afirmou que está tratando do tema, para que seja liberada a circulação com segurança, em horários determinados e com batedores.
Leia mais:
O que Jair Renan Bolsonaro foi fazer na Alesc
Com valor bilionário, Refis de SC será “mais ousado da história”
A reação de Silvinei Vasques ao ser preso pela PF
Balneário Camboriú aprova lei para distribuição de cannabis medicinal no SUS