O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta sexta-feira (10) pedido de habeas corpus para o caminhoneiro catarinense Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão. Identificado como uma das lideranças dos bloqueios das estradas, ele está foragido e é procurado pela Interpol. O caminhoneiro chegou a ser localizado no México, mas ainda não foi detido.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Fachin recusou o pedido de liberação sem analisar o habeas corpus. Ele entendeu que a medida judicial escolhida não foi adequada para questionar uma decisãp monocrática, ou seja, tomada por um dos ministros.
Alvo de investigação em SC confronta STF e participa de live com ameaças à democracia
Quem são os alvos de mandados do STF em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
O pedido de habeas corpus foi apresentado pelos deputados bolsonaristas Carla Zambelli (PSL-SP) e Major Vitor Hugo (PSL-GO). Eles argumentaram que o caminhoneiro sofreu “ameaça de constrangimento ilegal” por parte do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a prisão – a detenção de Gomes foi requerida pela Procuradoria Geral de Justiça (PGR).
Preso em SC por falar em caça a ministros do Supremo pede habeas corpus ao STF
O catarinense teve a prisão decretada após descumprir medidas cautelares, como a que bloqueou suas redes sociais. Gomes tem feito lives e gravado vídeos regularmente.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram