A fatídica reunião de empresários catarinenses com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em que ele afastou qualquer possibilidade de aditivo que retome a ampliação do Aeroporto de Navegantes no edital de leilão, também contou com o constrangimento de críticas ministeriais à atuação do fórum parlamentar catarinense.
Continua depois da publicidade
> Como Santa Catarina perdeu para o Paraná na batalha do leilão dos aeroportos
> Ministério diz que impor nova pista em Navegantes em edital é “erro regulatório”
Irritadiço, Tarcísio, que começou a conversa adiantando que não mudaria de opinião sobre o aeroporto, reclamou da representatividade de Santa Catarina no Congresso Nacional. Falou que a bancada catarinense não é coesa, que faltam objetivos em comum, e que cada parlamentar está em busca da própria fatia de orçamento ao invés de um projeto integrado em favor do Estado.
O ministro tocou no assunto das obras do contorno viário da Grande Florianópolis e se mostrou chateado com o revés que o governo federal tomou ao autorizar o reajuste do pedágio como forma de compensar a Arteris Litoral Sul pela empreitada. O assunto, que foi encampado pelo senador Esperidião Amin (PP), levou à suspensão do reajuste do pedágio pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Continua depois da publicidade
Na conta
A fala de Tarcísio coloca na conta dos parlamentares de SC a decisão do governo de desonrar um compromisso firmado com o Aeroporto de Navegantes, que aguarda a abertura de uma segunda pista desde a década de 1990. O edital levará, possivelmente, o terminal a 30 anos de estagnação.
Enquanto isso, o Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR), que faz parte do mesmo bloco de concessão, será leiloado com o compromisso do concessionário de abrir uma pista nova, de 3 mil metros. O lobby paranaense garantirá ao estado vizinho a posição de hub para voos internacionais no futuro.
Hang
Articulador da visita ao ministro, o empresário Luciano Hang defendeu a posição do governo. Disse que o edital evita investimentos desnecessários.
– O ministro explicou que vai ser feito, e quem ganhar vai saber como alocar os recursos – disse à coluna.
Continua depois da publicidade
Hang comparou com o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), que enfrenta uma grave crise financeira.
– Não queremos que quebrem o Aeroporto de Navegantes, queremos que seja um dos melhores aeroportos do Brasil – afirmou.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz