O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, admitiu em entrevista ao G1 Brasília, nesta quinta-feira (5), que trabalha com uma “possibilidade real” de federalizar a gestão do Porto de Itajaí. Ele afirmou que a proposta de nacionalização do terminal será apresentada no início da próxima semana ao presidente Lula (PT) e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

– Existe uma discussão dentro do governo de nacionalizar esse Porto, para ampliar cada vez mais os investimentos no Porto de Itajaí. Infelizmente o Porto foi fechado no governo anterior, não houve nenhuma atenção, pelo contrário, vimos um Porto fechado, desestruturado, e mais do que isso, desempregando milhares de pessoas – afirmou o ministro.

Silvio Costa Filho fez referência à retomada das operações com contêineres, após a gigante JBS ter assumido temporariamente a gestão do terminal.

– Conseguimos retomar as atividades do Porto, as operações de navio, e agora estamos tendo a ampliação dos investimentos. Então estamos discutindo dentro do governo a possibilidade real de nacionalizar o Porto de Itajaí. 

Continua depois da publicidade

O terminal é o único do país com gestão municipalizada, mas o convênio de delegação ao município está prestes a terminar, no dia 31 de dezembro. 

O assunto é polêmico porque, com a federalização, a tendência é que o Porto seja absorvido pela autoridade portuária de Santos. Isso retira do município a gestão sobre questões sensíveis, como a relação Porto-cidade.

A discussão sobre nacionalizar o Porto de Itajaí ocorre às vésperas da cidade passar a ser administrada pelo PL. O prefeito eleito é o portuário Robison Coelho, que foi secretário nacional de Portos do governo Jorginho.