A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, frustrou expectativas ao visitar Chapecó, nesta quarta-feira (12), sem anunciar nenhuma ação efetiva do governo federal para combater a estiagem. Tereza Cristina está fazendo uma série de viagens nos três estados do Sul e também no Mato Grosso do Sul, seu berço político, para verificar in loco os efeitos da estiagem – mas admitiu em Chapecó que veio “muito mais para ouvir, para ver”.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Sem ações imediatas previstas, Tereza Cristina pretende levar a Brasília um diagnóstico da situação para elaborar soluções conjuntas com estados e municípios.

– O que podemos fazer em conjunto pra ajudar a produção brasileira – disse.

O Governo do Estado já tem um programa próprio de combate à estiagem, com previsão de investimento de R$ 350 milhões para combater os efeitos da falta de chuvas até o fim de 2023. A ministra visitou no Oeste uma propriedade, do agricultor Wolvir Menegatti, onde o Estado ajudou na perfuração de um poço artesiano com mais de 200 metros de profundidade que capta até 15 mil litros de água por hora.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais

Caravelas-portuguesas invadem Litoral Norte de SC; espécie é mais perigosa que água-viva

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões