O Ministério Público de Santa Catarina vai lançar na próxima semana, no dia 2 de agosto, o Termômetro da Violência Doméstica – uma ferramenta que ajuda as vítimas a identificarem um relacionamento abusivo. O teste, que será disponibilizado no site do MPSC, é feito de forma sigilosa. Ao final, dependendo das respostas, indica onde procurar ajuda.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Desenvolvido pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar (NEAVID) do MPSC, o quiz foi inspirado no Termômetro da Violência do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, onde alcançou resultados positivos.

O quiz tem 22 perguntas. Veja quais são:

Continua depois da publicidade

O teste aponta diferentes cenários. No caso mais grave, alerta que a mulher está com a vida em risco e recomenda denúncia, com direcionamento aos órgãos competetentes.

Para a integrante do NEAVID e coordenadora do Centro de Apoio dos Direitos Humanos e Terceiro Setor, Promotora de Justiça Ana Luisa de Miranda Bender Schlichting, o termômetro possibilitará que mulheres acessem informações importantes sobre a violência doméstica e familiar.

– Por meio dele conseguem perceber sinais de alerta em seus relacionamentos e procurar apoio nos serviços da rede de enfrentamento, incluindo as Promotorias de Justiça – diz.

O teste será lançado durante o 3º Ciclo de Diálogos sobre a Lei Maria da Penha. O evento, também promovido pelo MPSC, marca o início do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Continua depois da publicidade