O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) informou na noite desta quarta-feira (1) que enviou ofícios ao Ministério Público de Santa Catarina, à Defensoria Pública Estadual e à Corregedoria da Polícia Militar, pedindo investigações e providências sobre a operação abusiva da PM em Itajaí contra pessoas em situação de rua.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Mais de 30 homens e mulheres foram expulsos da cidade por policiais e obrigados a caminhar em fila indiana pela BR-101 até Balneário Camboriú, escoltados por viaturas. Há relatos de agressões com cassetetes durante o trajeto.
“O MDHC não compactua com as atitudes que atentem contra pessoas em situação de rua de forma arbitrária, violenta e em desacordo aos princípios dos direitos fundamentais estabelecidas em diretrizes nacionais, como a Constituição Federal, e internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos”, informa a nota.
Operação clandestina da PM espanca moradores de rua e os obriga a caminhar até Balneário Camboriú
Continua depois da publicidade
O Ministério também enviou ofícios diretamente às prefeituras de Itajaí e Balneário Camboriú, para que informem sobre o encaminhamento das vítimas da abordagem a programas voltados as pessoas em situação de rua, e sobre o atendimento de saúde daquelas que apresentavam ferimentos.
A nota oficial do Ministério dos Direitos Humanos lembra a recém-julgada ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que estabelece a responsabilidade dos municípios e estados em proibir ações abusivas. “O recolhimento forçado de bens e pertences, bem como a remoção ou transporte compulsório da população em situação de rua por agentes de segurança pública, é prática atentatória da dignidade e dos direitos humanos dessas pessoas e passível de configurar diversos crimes”.
Veja imagens:
Leia mais:
Conselho Nacional de Direitos Humanos pede afastamento imediato de PMs de Itajaí
PM confirma que operação contra moradores de rua em Itajaí foi clandestina
OAB cobra investigação sobre operação clandestina da PM em Itajaí
O alerta que SC não pode ignorar: operação policial clandestina é berçário de milícia
Grupo especializado em intolerância do MP acompanha caso dos moradores de rua de Itajaí