O Ministério da Cultura abrirá um escritório em Santa Catarina. A informação foi confirmada na sexta-feira (25), em Brasília, pelo secretário-executivo da pasta, Márcio Tavares, em audiência com a deputada estadual Luciane Carminatt (PT), que preside a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A proposta do Minitério é criar escritórios locais em todos os estados brasileiros. Ainda nesta semana, a secretaria executiva levará o projeto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ideia não é interferir nas políticas locais de Cultura, mas aproximar o setor do governo federal.

Governo Lula quer transferir universidade da PRF de Florianópolis para Brasília

Uma das prioridades é garantir o acesso aos recursos disponíveis. Neste ano, o Ministério deve encaminhar a Santa Catarina R$ 154 milhões por meio das leis Paulo Gustavo – que será regulamentada em maio – e Aldir Blanc. Ambas foram editadas para ajudar o setor a se recuperar do período mais crítico da pandemia, em que área da Cultura foi uma das mais afetadas.

Continua depois da publicidade

Operação Mensageiro: atentado contra família de delator alerta investigação

Durante a audiência em Brasília, ficou encaminhada uma possível parceria entre o Ministério da Cultura e a Comissão temática na Alesc, para ajudar a fomentar os conselhos municipais. Uma das preocupações da deputada Luciane Carminatti é que, sem projetos bem orientados, o Estado deixe de receber recursos aos quais o setor tem direito.

Leia mais

Aluguel da Universidade da PRF em Florianópolis tem custo milionário

Escândalo do lixo tem filmagem de maços de dinheiro em frente a casa de prefeito

A vida de luxo do “braço direito” do Escobar Brasileiro em Balneário Camboriú

Jorginho institui Escola Sem Partido em SC para atender deputada que “caçou” professores