O setor imobiliário projeta um aumento de pelo menos 15% no metro quadrado nos imóveis frente mar em Itapema até o final de dezembro, em comparação com a média de preços de setembro. O reajuste, previsto ainda para 2024, é uma consequência do avanço do projeto de alargamento da faixa de areia, que recebeu em outubro o licenciamento ambiental prévio.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Itapema tem atualmente o segundo metro quadrado mais caro do Brasil, segundo o ranking FipeZap – fica atrás apenas da vizinha Balneário Camboriú, que teve um boom de valorização após alargar a Praia Central.
Como ficará a nova orla:
Continua depois da publicidade
O projeto em Itapema vai dobrar o tamanho da faixa de areia da Meia Praia – mas o engordamento da praia é apenas a primeira etapa de uma transformação na orla, incluindo a revitalização de todo o balneário e a construção de uma avenida à beira-mar.
A nova faixa, entre as ruas 165 a 321, ligará a Meia Praia ao Centro, e deve desafogar as ruas principais. Atualmente, a Nereu Ramos e a 2ª Avenida concentram o maior fluxo de veículos. Com uma nova via à beira-mar para distribuir o movimento, as cerca de 50 ruas transversais em 5 km da Meia Praia que, atualmente, não contribuem para desafogar o trânsito, funcionarão como acesso de veículos à orla, reduzindo a concentração nas pistas principais.
Veja imagens do píer de Itapema:
O projeto também inclui sistema de mobilidade e transporte integrado, implementar ciclovias em toda a orla, estacionamentos e uma via de tráfego amigável e facilidades para pedestres. A expectativa é que as alternativas também impulsionem os preços.
Continua depois da publicidade
A proposta também prevê mais vagas de estacionamento na área de entorno do Píer de Itapema. A estrutura anunciou recentemente a chegada do Hard Rock Cafe Itapema, o único no mundo que ficará “dentro” do mar.