A construção do maior prédio residencial do mundo em Balneário Camboriú – o Senna Tower, com mais de 500 metros de altura – vai reunir algun dos maiores especialistas em arranha-céus no mercado mundial da construção civil. Na lista esão profissionais dos Estados Unidos, Grécia, Canadá e Alemanha, além do Brasil.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O projeto tem mais de 30 escritórios envolvidos, incluindo alguns dos melhores engenheiros internacionais especializados em supertalls e uma equipe interna vocacionada para a supertorre que já está ativa há cinco anos, na FG Empreendimentos. A mioria das soluções vem dos arranha-céus residenciais de Nova York.
– Estamos trazendo ao Brasil os melhores profissionais do mundo e as soluções mais avançadas para entregar um empreendimento que reflete o legado de Ayrton Senna: precisão, velocidade e determinação. Este projeto elevará o patamar da construção civil no país e será uma referência global – projeta o presidente da FG Empreendimentos, Jean Graciola.
Conheça o time de especialistas por trás da supertorre:
Continua depois da publicidade
A engenheira Stéphane Domeneghini, diretora executiva da FG Talls, empresa do Grupo FG, é a responsável técnica pelo projeto arquitetônico e pela gestão de projetos. Stéphane, que também representa o Brasil em importantes organizações internacionais, como o CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat), é uma das principais referências mundiais no segmento de edifícios altos.
Nova queridinha do mercado imobiliário em SC prevê onda de valorização
– O Senna Tower é um projeto que representa a convergência de excelência em engenharia e arquitetura, com o compromisso de entregar um empreendimento que marcará a história da construção civil no Brasil e no mundo. Liderar o desenvolvimento arquitetônico e de todas as soluções técnicas desse ícone é uma honra e mérito da carreira que trilhei pautada no desenvolvimento intelectual, estamos focados em estudar e aplicar as melhores práticas internacionais para garantir que cada detalhe reflete inovação, sustentabilidade e qualidade. Esse é um projeto que ultrapassa fronteiras e mostra a capacidade brasileira de competir globalmente no segmento de edifícios altos.
Veja imagens do projeto:
Estados Unidos:
O principal nome à frente da parte mais desafiadora do Senna Tower é o do engenheiro Fatih Yalniz, da WSP de Nova Iorque. Responsável pela solução estrutural, Yalniz liderou as soluções de edifícios reconhecidos mundialmente como Steinway Tower, o residencial mais esbelto do mundo, com mais de 400m de altura.
Continua depois da publicidade
– O Senna Tower é um desafio técnico extraordinário. Projetos dessa magnitude exigem uma combinação de engenharia avançada e precisão, e nossa abordagem foca em garantir que a torre não apenas se destaque por sua altura, mas também por sua segurança e eficiência estrutural, usando as soluções e abordagens técnicas mais avançadas disponíveis no mundo – diz Fatih.
Como Lalalli Senna criou o conceito para o monumental Senna Tower em Balneário Camboriú
O engenheiro já trabalhou em um dos projetos contemporâneos mais icônicos, o One World Trade Center, que é o edifício mais alto das Américas e será superado pelo Senna Tower em altura. Reconhecido entre o meio profissional como um dos únicos engenheiros com proficiência nas soluções de estruturas contando com amortecedores de massa (tuned mass damper, sloshing damper, entre outros), que garantem que os edifícios tenham esbiliade e estão hoje entre as soluções mais avançadas e refinadas do ponto de vista técnico no mundo.
Cinco cidades “fora do óbvio” em SC com alto potencial de valorização imobiliária
Fatih trabalhou com os arquitetos mais renomados do mundo em obras com alto nível de complexidade estrutural, como Jean Nouvel no MoMA Tower, SHoP Architect no SteinWay Tower e Brooklyn Tower, Jacques Herzog e Pierre de Meuron no Jenga Tower. Contribuiu também em outros projetos simbólicos ao redor do mundo, com destaque para o The Shard em Londres.
Conheça alguns dos especialistas por trás do projeto do Senna Tower:
Continua depois da publicidade
Ao longo das últimas décadas ele desenvolveu uma expertise única liderando análises computacionais e soluções das estruturas classificadas hoje como as mais complexas e refinadas em toda história da engenharia, pois se tratam de prédios esbeltos, ou seja, muito suscetíveis a cargas dinâmicas (de vento), e o que é um desafio recente.
Canadá:
A análise dinâmica e os testes de túnel de vento do Senna Tower foram conduzidos pelo canadense John Kilpatrick, da RWDI, que já participou de projetos icônicos como o Taipei 101. Sua expertise em engenharia estrutural e dinâmica é fundamental para garantir que o edifício suporte as condições ambientais adversas, como ventos fortes, sem comprometer a segurança ou o conforto dos moradores.
Ele atuará com a Motioneering, que está à frente dos estudos de implantação do amortecedor de massa (TMD), reconhecida como inovadora na concepção do amortecedor de massa do Taipei 101, que foi líder nesse tipo de estudos técnicos, como também Shangai Tower, Central Park Tower (residencial mais alto do mundo atualmente), Petronas Tower, 111W57th, Princess Tower, entre outros.
Grécia:
O projeto também conta com a consultoria de Harry Poulos, uma das maiores referências globais em engenharia de fundações, que atuou no projeto do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo.
Continua depois da publicidade
A BornSales, que é referência em soluções de fundações para edifícios altos no Brasil, atuará em conjunto com Poulos.
Alemanha:
O engenheiro alemão Will Laufs é responsável pelo complexo sistema de fachadas, com vidros plissados, cúpulas de acesso a nível do térreo e um coroamento classificado como obra de arte. A LaufED LLC é uma consultoria de engenharia estrutural com sedes em Nova York e Berlim, especializada em engenharia de fachadas, vidro e design especial.
O projeto conta com o parceiro nacional Igor Alvin, da QMD Consultoria, que responde por projetos icônicos em todo país e edifícios simbólicos do Grupo FG como o Infinity Coast, o primeiro empreendimento no país a superar os 200 metros de altura.
EUA
Os projetos de sistemas preventivo e de abastecimento, que contam também com a norte-americana WSP sob a tutela do engenheiro Gary Pomerantz, que tem em seu histórico a condução das soluções de sistemas da Petronas Tower em Kuala Lumpur. Ele atuará em conjunto com o engenheiro brasileiro Bruno Franzmann, da Franzmann Engenharia, responsável pelo projeto de sistemas outros arranha-céus da FG, como Millennium Palace, Infinity Coast, Epic Tower e One Tower.
Continua depois da publicidade
Os bairros de SC que lideram a lista dos mais caros do Brasil
O responsável pela execução do projeto é o engenheiro brasileiro André Bigarella, diretor de engenharia da FG Empreendimentos, que liderou a construção do One Tower, o edifício residencial mais alto da América Latina. Bigarella é o responsável por garantir que o Senna Tower atenda padrões internacionais de excelência, tanto em termos de qualidade quanto de segurança.
– O Senna Tower não é apenas um marco para Balneário Camboriú, mas posiciona o Brasil no centro dos maiores projetos arquitetônicos do mundo. Este empreendimento reflete o que o futuro reserva para o mercado imobiliário e para a engenharia no país, consolidando nossa capacidade de competir globalmente e elevar os padrões da construção civil – diz.