A equipe médica do Núcleo de Cirurgia Robótica da Unimed Litoral está colaborando com médicos paraguaios para introdução da tecnologia de cirurgias robóticas no país vizinho. O urologista catarinense Gilberto Almeida, que integra o núcleo, viajou ao Paraguai para atuar como instrutor em três cirurgias de próstata, com o uso do robô britânico Versius.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em março, uma equipe do Centro Médico La Costa, de Assunção esteve em Balneário Camboriú para conhecer o equipamento, que executa cirurgias no Hospital da Unimed Litoral. Eles estão introduzindo a técnica de cirurgias robóticas no Paraguai.

Com empresa da Inglaterra, Balneário Camboriú vira referência para cirurgia robótica no Sul

O Hospital da Unimed em Balneário foi o segundo no país a utilizar o Versius, e se tornou um espaço de transmissão de conhecimento sobre o sistema. A tecnologia já atraiu outras equipes médicas que atuam na América do Sul. Recentemente, um grupo do Uruguai também esteve em Balneário Camboriú para conhecer o Versius.

Continua depois da publicidade

Até o momento, o Núcleo de Cirurgia Robótica da Unimed Litoral realizou 217 cirurgias, todas bem sucedidas, consolidando Balneário Camboriú em referência no assunto para a América Latina.

Leia mais

Piloto que estreou novo caça da FAB em SC vira astronauta e vai ao espaço

Por que prefeitos presos na Operação Mensageiro podem ser soltos pelo STJ

Em crise, Porto de Itajaí não recebe ofertas para operação

A lição do desembargador que proibiu condução forçada de moradores de rua em Balneário Camboriú