A Marinha do Brasil encomendou quatro canhões OTO Melara 76 mm à empresa italiana Leonardo. Os canhões serão instalados nas fragatas que serão construídas pelo Consórcio Águas Azuis, em Itajaí.

Continua depois da publicidade

> Empresa alemã compra estaleiro em Itajaí para construir navios da Marinha

A compra, estimada em 30 milhões de euros – o equivalente a R$ 198 milhões na cotação atual – foi negociada pela empresa alemã Thyssenkrupp Marine Systems, que encabeça o consórcio das fragatas. Há possibilidade de mais dois canhões, se a Marinha brasileira demandar.

> Construção de navios para a Marinha traz nova fase à indústria naval de SC

O OTO Melara 76 mm é considerado um best seller, usado em navios militares em todo o mundo – inclusive pela Marinha alemã, que ‘inspirou’ as embarcações que serão construídas em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

De acordo com o site especializado Poder Naval, o sistema do canhão italiano é compacto, próprio para navios de guerra de menor porte. O armamento tem disponibilidade de uso de vários tipos de munição, o que o torna apto para atuar como antimíssil, defesa antiárea, antissuperfície e apoio de fogo terrestre.

O canhão comporta munições perfurantes de blindagem, incendiárias e com efeito de fragmentação dirigida, além de um projétil guiado que é capaz de destruir mísseis antinavio de manobra.

O contrato para construção das fragatas, de R$ 9 bilhões, está em fase de projeto. A expectativa é que os navios comecem a ser fabricados em Itajaí no ano que vem.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Continua depois da publicidade