A Marejada 2019, em Itajaí, será o primeiro evento de entretenimento com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente para redução do uso do plástico. O acordo, alinhado na última semana em Brasília pelo secretário de Turismo, Evandro Neiva, leva em conta o compromisso que Itajaí firmou no ano passado, durante a passagem da Volvo Ocean Race, de reduzir o uso e o descarte de plástico no oceano. Foi a primeira cidade do país a assinar compromisso com a campanha Clean Seas (Mares Limpos), da ONU.

Continua depois da publicidade

A campanha e a própria ONU também estarão presentes na Marejada. O desafio será substituir todo o material usado na festa por versões sustentáveis. O copo retornável já foi adotado na edição do ano passado, e funcionou.

Agora, todos os itens – inclusive na área gastronômica – serão de papel ou madeira de reflorestamento. As lonas, usadas na comunicação visual, vão virar sacolas e matéria-prima para artesanato após o fim da Marejada.

Mas a grande aposta está na conscientização. Itajaí vai realizar, durante o período de festas de outubro, o 1º Fórum Kids de Sustentabilidade. Serão dois dias de programação voltada às novas gerações, voltada a alunos de escolas públicas e privadas. Também com participação do Ministério.

Continua depois da publicidade

Bombinhas
Bombinhas (Foto: Divulgação)

Turismo

O trade turístico de Bombinhas trouxe à cidade representantes de alguns dos maiores players do setor no país para a estreia do projeto Visite Bombinhas. A ideia é colocar a cidade, frequentemente na lista das melhores praias do Brasil, na linha de frente dos pacotes de viagem.

Tribunal

A ação civil pública que envolve a instalação da roda gigante Big Wheel em Balneário Camboriú está perto de ir a julgamento. A Procuradoria de Justiça se manifestou, e o processo voltou para despacho.