O mapeamento feito pelo Amfritec, projeto capitaneado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para ativação do Centro de Inovação de Itajaí, identificou 261 vagas no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas 11 cidades da região, abertas ou previstas até o fim deste ano.
Continua depois da publicidade
A maioria das vagas de trabalho identificados estão em Itajaí, Luiz Alves, Balneário Camboriú, Bombinhas e Camboriú – e nem todas estão em empresas voltadas à inovação. O número surpreendeu positivamente a equipe – mas mostrou que há carência de profissionais no mercado.
O levantamento contou com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e passou por 68 empresas. Alba Schlichting, uma das coordenadoras do Amfritec, diz que as informações servirão, agora, para a elaboração do conteúdo dos cursos de capacitação que serão oferecidos a jovens e adultos na região, gratuitamente. A ideia é garantir a geração de empregos, e que o mercado esteja abastecido com bons profissionais.
A equipe está mapeando professores e laboratórios para as formações, que devem iniciar até setembro. Outras entidades, como Univali e Senac, são parceiras da UFSC nessa fase do processo.
Continua depois da publicidade
O alvo são jovens a partir dos 17 anos, que terão cursos em oito áreas – de marketing digital a e-commerce. A maioria dos cursos deve ser oferecida em Itajaí e Balneário Camboriú.
Centro de Inovação
A proposta do Amfritec é criar o ecossistema de inovação para que haja espaço para o desenvolvimento de ideias a partir da abertura do Centro de Inovação de Itajaí, prevista para este semestre. O Centro de Inovação, que faz parte do pacote de empreendimentos feito pelo Governo do Estado, em diversas cidades, é o primeiro passo para o Distrito de Inovação de Itajaí, um projeto mais amplo que promete trazer uma nova matriz econômica para a região.