O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) investiga manifestantes bolsonaristas que fecham a rodovia SC-163, em São Miguel do Oeste, e fizeram um gesto semelhante à “saudação nazista” “sieg heil”, com a mão estendida, enquanto cantavam o hino nacional. O suposto ato ocorreu em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, base do Exército.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
No começo da noite desta quarta, o Grupo de Atuação no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) decidiu arquivar o procedimento. O órgão, que integra o Ministério Público de Santa Catarina, entendeu que o gesto não foi “intencional”.
O gesto, traduzido como “viva a vitória”, era usado nas manifestações nazistas na década de 1930 como uma espécie de reverência – e foi imitado pelo movimento integralista no Brasil.
Bolsonaristas se manifestaram, diante da repercussão das imagens, dizendo que estavam fazendo o gesto de “juramento à bandeira”, com a mão direita estendida. O gesto é usado, por exemplo, no compromisso dos recrutas que são dispensados do serviço militar.
Continua depois da publicidade
Gaeco diz que não houve “saudação nazista” em protesto no Oeste de SC
Suposta “saudação nazista” em protesto em SC repercute nas redes
Prisão preventiva
O vídeo foi analisado pelo MPSC, que, inicialmente, avaliou o gesto como apologia ao nazismo e informou que tentaria identificar as pessoas envolvidas. A apuração foi realizada a cargo do Gaeco.
O objetivo do MPSC é instaurar ações penais por apologia ao nazismo, e há possibilidade de pedidos de prisão preventiva à Justiça.
Estradas trancadas por extremistas farão subir o preço da gasolina e do supermercado
Manifestantes fazem susposta “saudação nazista” em São Miguel do Oeste
Confederação Israelita se manifesta
Nesta quarta-feira à tarde, a Confederação Israelita Brasileira (Conib) publicou uma nota oficial, em que afirma que as imagens de SC são “repugnantes” e devem ser investigadas pelas autoridades e condenadas pela sociedade. A nota afirma ainda que “o nazismo prega e pratica a morte e a destruição”.
As imagens de manifestantes fazendo saudações nazistas em protesto em Santa Catarina são repugnantes e precisam ser investigadas e condenadas com veemência pelas autoridades e pela sociedade como um todo. O nazismo prega e pratica a morte e a destruição. pic.twitter.com/jmCoXPuw5c
— CONIB (@coniboficial) November 2, 2022Continua depois da publicidade
Leia também
VIDEO: ato bolsonarista interdita Ponte Pedro Ivo em Florianópolis
Estradas trancadas por extremistas farão subir a gasolina e o supermercado
Bloqueios impedem que jovem com doença rara receba nutrição que a mantém viva
Tropa de choque usa balas de borracha para tirar manifestantes da BR-101 em Itajaí