Vista do alto, a Praia Central de Balneário Camboriú voltou a apresentar uma mancha escura nesta sexta-feira (3). O fenômeno, atribuído à proliferação de microalgas e briozoários – um animal minúsculo – já havia ocorrido na semana do Natal. Apesar da aparência, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente garante que a água está própria para banho.
Continua depois da publicidade
A secretária, Maria Heloísa Lenzi, alerta, no entanto, que os locais onde a arribada (como é chamada a proliferação dos organismos na orla) é intensa devem ser evitados pelos banhistas até que os organismos sejam retirados pelas equipes de limpeza. Os briozoários e as microalgas formam uma "teia", que pode carregar objetos cortantes, por exemplo. Além disso, têm mau cheiro.
Maria Heloísa diz que, há alguns dias, o vento Nordeste vinha concentrando as arribadas na Barra Sul. Com a mudança na direção dos ventos – hoje há predomínio de vento Sul – os organismos foram empurrados para a região central. A foto que ilustra esta matéria foi feita na altura da Rua 2500.
Limpeza reforçada
As equipes da Ambiental, empresa que presta serviço de limpeza para a prefeitura de Balneário Camboriú, intensificaram o trabalho nas areias da Praia Central para a retirada dos briozoários e microalgas. Mas a proliferação é grande nesta época do ano, e a força dos ventos está acima da média, o que contribui para que as arribadas se espalhem.
A prefeitura firmou parceria com a Univali para tentar desvendar o mistério que envolve a proliferação dos organismos em Balneário Camboriú. Desde 2004, ela é cada vez mais intensa.
Continua depois da publicidade
Equipes da Univali devem mergulhar nos próximos dias, na Praia Central, em busca de respostas para as arribadas.
Balneabilidade
Os testes de balneabilidade contratados pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) indicam que a Praia Central de Balneário Camboriú está própria para banho. O relatório de balnebilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgado nesta sexta-feira, traz dois pontos impróprios, na Rua 1400 e na Rua 4900.