A Praia Central de Balneário Camboriú amanheceu com manchas escuras neste sábado de Carnaval. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente local, trata-se de uma nova arribada de microalgas e briozoários – organismos que formam colônias e são carregados pelas ondas, especialmente no verão. Desta vez, o fenômeno se concentra especialmente no Pontal Norte.
Continua depois da publicidade
> Nuvem cumulunimbus, que pode gerar tornados, é registrada em Mafra
> Algas em Balneário Camboriú: desvendado o mistério dos organismos que cobrem a areia
As equipes de limpeza foram mobilizadas para o recolhimento do material que chegou à faixa de areia.
– As equipes da Ambiental trabalham dia e noite, mas nem sempre conseguem tirar tudo antes das 9h, que é o limite de horário para os caminhões transitarem na praia – disse a secretária de Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi.
Continua depois da publicidade
> Motorista de aplicativo que estuprou duas jovens durante corridas no Litoral de SC é preso no RS

> Sombra na praia: alargamento vai aumentar período de sol em Balneário Camboriú
Apesar da aparência e do mau cheiro que podem exalar devido ao processo de decomposição, as microalgas e briozoários não são considerados um risco à saúde. O fenômeno foi alvo de um recente trabalho de pesquisa que levou dois anos, coordenado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
A conclusão indica que as arribadas são o resultado de uma combinação entre as características geográficas da Praia Central e condições ideais de temperatura, luminosidade, movimento das ondas e oferta de nutrientes disponíveis na água.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz