Um levantamento da área técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) revelou que pelo menos 52 municípios de Santa Catarina não estabeleceram nenhum protocolo, durante a pandemia, para diferenciar o atendimento de pessoas que chegam com suspeita de Covid-19 nos postos de saúde. A separação é fundamental para evitar que pessoas que procuram a unidade de saúde por outros motivos acabem sendo contaminadas.

Continua depois da publicidade

SC confirma casos de reinfecção por coronavírus em mais duas cidades

Outros dados chamam atenção: 43% dos municípios não montaram um comitê gestor de crise para enfrentar a emergência sanitária. E duas, em cada dez cidades no Estado, não estabeleceram nenhum tipo atendimento remoto para pessoas com Covid-19. Esse tipo de atendimento, feito por telefone ou Whatsapp, é uma das maneiras de reduzir a circulação de pessoas potencialmente contaminadas e conter a transmissão.

Vacinação de professores contra Covid em SC: prioridades, o que levar e onde ir

As informações foram prestadas pelas próprias prefeituras em um questionário, aplicado pelos Tribunais de Contas em todo o país. O pedido de informações inclui o acompanhamento de despesas e o socorro ao setor econômico, além das ações específicas em relação à saúde.

Continua depois da publicidade

O que se sabe sobre a variante indiana do coronavírus e o que falta descobrir

Em Santa Catarina, 93% dos municípios responderam ao questionário do TCE – bem mais que a média nacional, que foi de 42%. Os dados são internos, e servem como base para outros procedimentos de fiscalização do Tribunal.

SC tem nova alta de casos ativos de Covid-19; número chega a 22.679

Diante das informações, o conselheiro Luiz Eduardo Cherem, que é responsável pelos procedimentos relacionados à pandemia de Covid-19 no Tribunal, solicitou a remessa das informações à Secretaria de Estado da Saúde e à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, para que alertem aos municípios.

Anticorpos da Covid: quanto tempo dura e o que já se sabe sobre

Veja outros dados do levantamento:

Saúde

– Dos 277 municípios que responderam ao questionário do TCE em Santa Catarina, 40% não fazem o mapeamento de casos de Covid-19 – o que corresponde a 112 cidades.

– Apenas um terço das cidades monitora áreas vulneráveis de grande concentração de pessoas, como favelas e ocupações. Os locais são considerados de alto risco de transmissão.

Continua depois da publicidade

– Somente 41% das cidades faz um acompanhamento diário da condição de ocupação dos leitos hospitalares na região, e 17% não aumentaram por conta própria a oferta de testes rápidos à população.

– Em 80% das cidades, não existe uma matriz de risco que oriente para a tomada de decisões.

– 18% das cidades alegaram não ter recebido insumos como medicamentos, testes e máscaras.

Economia

– A quantidade de municípios que adotaram microcrédito para ajudar pequenos negócios corresponde a apenas 11%. Outros 20% informaram que têm intenção de adotar a medida, mas 68% não avaliam a possibilidade.

– Menos da metade dos municípios – 48% – implantou medidas de auxílio à agricultura familiar, que foi bastante impactada pandemia.

– Dos municípios que integram o levantamento, 22% não deram qualquer orientação à população que poderia receber auxílio emergencial do governo federal. Mais da metade das cidades não fez mapeamento de possíveis candidatos ao benefício de acordo com o CadÚnico.

Continua depois da publicidade

Prestação de contas

– As cidades que emitiram decreto de calamidade ou emergência na pandemia precisavam ter enviado a informação à Alesc, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas 92% dos municípios não fizeram o envio.

– Metade das cidades catarinenses não emitiu nenhum decreto para redução de despesas durante a pandemia.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também:

​Lancha pega fogo em marina em Balneário Camboriú; vídeo

Vídeo censurado de Hang terá que ser republicado pelo YouTube

Quando vou me vacinar: site mostra calendário de vacinação em SC

Labrador Guga é o 33º cão-guia entregue pelo IFC Camboriú