A engenheira Stéphane Domeneghini, diretora da FG Talls e engenheira responsável pelos supertalls do Grupo FG, representou o Brasil no Congresso do Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH), que reúne anualmente especialistas na área de engenharia e arquitetura de todo o mundo, e é considerado um dos mais importantes do setor. Stéphane apresentou o Senna Tower, empreendimento em pré-lançamento em Balneário Camboriú e que será o maior residencial do mundo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nesta edição, o congresso ocorre em Londres e Paris. As discussões envolvem o futuro das cidades, inovações em construção e desafios globais da urbanização vertical. Stephane falou em soluções de engenharia e inovações, bem como nas principais pesquisas que a empresa está desenvolvendo, que deverão impactar positivamente no mercado nacional e mundial de construção civil, com dados nunca antes tabulados – o que deve confirmar o Grupo FG como referência em supertalls e prédios altos.
Além de palestrante, a engenheira é a única brasileira a integrar o júri da premiação das Américas. Após a palestra, Stéphane foi recebida por Santiago Calatrava, arquiteto e engenheiro espanhol cujo trabalho tem se tornado bastante popular nas últimas décadas. Calatrava é um dos mais respeitados nomes do segmento no mundo atualmente, reconhecido por suas obras inovadoras e icônicas que combinam arquitetura, arte e engenharia de maneira única.
Empresa de SC na lista das “melhores para trabalhar” lança campanha de saúde mental
Continua depois da publicidade
O espanhol é conhecido por seu estilo futurista e por projetar estruturas dinâmicas e escultóricas, muitas vezes inspiradas em formas orgânicas e na natureza. Dentre suas obras mais icônicas estão a Cidade das Artes e das Ciências (Valência, Espanha), Ponte de Alamillo (Sevilha, Espanha), Estação de Transportes do World Trade Center (Oculus) (Nova York, EUA), Turning Torso (Malmö, Suécia) e Museu do Amanhã (Rio de Janeiro, Brasil). Calatrava foi homenageado no CTBUH com a honraria de “nome do ano”, uma importante menção e que reforça ainda mais sua representatividade no segmento.

Uma mulher no topo do mundo
A participação de Stéphane neste congresso é um marco não apenas para sua carreira, mas também para o Brasil. O país, que tem se destacado com projetos inovadores em construção civil, encontra na presença de uma palestrante nacional no CTBUH a oportunidade de ampliar a visibilidade internacional.
– Ser uma brasileira em um palco tão respeitado é uma honra e uma responsabilidade. Acredito que esta seja uma grande oportunidade de mostrar o potencial técnico do Brasil nesse segmento – afirma Stephane.
Maior prédio do mundo em Balneário Camboriú terá 500 metros e marca de Ayrton Senna
O CTBUH é reconhecido por reunir os maiores especialistas em edificações altas e sustentabilidade urbana, sendo uma plataforma essencial para discutir o futuro da construção civil. Para o Brasil, a presença de Domeneghini reflete o crescente protagonismo do país no cenário global, especialmente em inovações e soluções sustentáveis para o ambiente construído.
Continua depois da publicidade
– Estar entre as maiores autoridades do segmento reforça o legado que estamos construindo, posicionando o país cada vez mais entre os maiores mercados do segmento. O encontro com Calatrava foi ainda mais especial, pelo reconhecimento do que estamos produzindo e que irá transformar mundialmente o cenário da construção civil. Nossas pesquisas, inéditas, irão embasar não apenas os trabalhos acadêmicos, mas principalmente a visão mundial sobre algumas importantes áreas e processos do segmento – diz Stéphane Domeneghini.