O maior porta-contêineres a operar na costa leste da América do Sul, o navio Rio de Janeiro Express, do armador Hapag Lloyd, atracou na Portonave neste sábado (29). O gigante tem 335 metros de comprimento e 51,5 metros de largura e marcou o início das 50 manobras experimentais de entrada e saída de navios com estas dimensões na Bacia de Evolução – a área de manobras do Rio Itajaí-Açu – autorizadas pela Marinha no dia 20 de outubro.

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O navio tem capacidade de 13.278 TEUs (unidade equivalente a contêineres de 20 pés) e 2.220 tomadas reefer, usados para transporte de para cargas refrigeradas como carne congelada e seus derivados, frutas, bebidas e outros.

O gerente Operacional da Portonave, Emanuel Silveira Jorge, destacou a importância da Autoridade Marítima, Autoridade Portuária e Serviço de Praticagem para viabilizar a operação. O navio é da linha AS2, e faz rota pela Ásia em países como China, Coréia do Sul e Hong Kong. A embarcação deve fazer uma nova escala no porto em novembro.

Bacia de Evolução

O Complexo Portuário de Navegantes e Itajaí tem autorização para manobras regulares de navios de até 350 metros de comprimento e 48 metros de largura, mas o objetivo é que, no futuro, essa capacidade seja ampliada para embarcações de até 400 metros de comprimento por 59 metros de largura.

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O maior de todos

Em 2020, a Portonave recebeu o maior navio em extensão que já navegou a costa brasileira – o APL Paris, do armador CMA/CGM, que tem 347 metros de comprimento e 45,2 metros de largura (boca), com capacidade de 10.789 TEUs.