Lula levou milhares de pessoas à Praça Tancredo Neves, em Florianópolis, a 13 dias do primeiro turno. Com o palanque cheio de lideranças, e o chão lotado de apoiadores, o ex-presidente deixa Santa Catarina com a imagem que queria – uma demonstração de força em terreno predominantemente bolsonarista.
Continua depois da publicidade
Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
As pesquisas indicam que Bolsonaro segue em vantagem consistente no Estado. Por isso, a foto que mostra o grande número de apoiadores em torno de Lula e Alckmin em Florianópolis neste domingo tem valor simbólico para a campanha – e, localmente, será usada para impulsionar as candidaturas da frente de esquerda em Santa Catarina.
Como já havia sido adiantado pela coluna, o discurso do ex-presidente se dirigiu mais de uma vez aos jovens. Lula falou em primeiro emprego, em escolas técnicas, em universidades. Mas também focou em economia. Acenou aos afetados pela perda de renda, falou em ascender à classe média, em viagem de avião, em férias na praia.
Continua depois da publicidade
As críticas a Bolsonaro apareceram, mas não dominaram o discurso. Lula fez questão de ressaltar que era bem-vindo em Santa Catarina.
A decisão do ex-presidente de vir à região Sul chegou a ser criticada internamente pela cúpula do PT – parte dos dirigentes do partido preferia que Lula e Alckmin direcionassem os esforços na região Sudeste, onde está a maior fatia do eleitorado brasileiro, nesta reta final de campanha para o primeiro turno. Mas Lula insistiu. As imagens que gerou mostram que continua a ser o estrategista de sempre.