A viagem do presidente Lula (PT) a Santa Catarina prevista para o próximo sábado (6) não foi confirmada, segundo informação da Presidência da República. A viagem foi de fato cogitada, mas não foi incluída entre os compromissos oficiais. Esta seria a primeira agenda de Lula no Estado desde que assumiu a presidência pela terceira vez.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Havia expectativa de que Lula participasse da chegada do primeiro navio de contêineres a Itajaí, após um ano e meio de operações suspensas. O governo quer marcar a retomada das movimentações no terminal.

Como a coluna publicou nesta segunda-feira (1º), Lula poderia cruzar com Jair Bolsonaro em Santa Catarina. O ex-presidente estará na vizinha Balneário Camboriú para participar de um congresso conservador. Nesta segunda, o governo argentino informou que é provável que o presidente Javier Milei também participe do evento em Balneário Camboriú – mas não deve encontrar com Lula na viagem ao Brasil.

Lula pode cruzar com Bolsonaro em SC e colocar Jorginho em saia-justa

Continua depois da publicidade

Fontes do governo negam que a agenda cruzada de Lula e Bolsonaro tenha sido levada em conta na decisão de cancelar a vinda do presidente ao Estado.

Pesou na decisão, segundo o governo, a agenda do presidente nos últimos dias. Lula esteve em São Paulo e no Rio de Janeiro no último fim de semana, emendou com os compromissos da semana e seguirá para o Paraguai no domingo para a cúpula do Mercosul, em Assunção.

A coluna apurou, nos bastidores, que outro motivo para suspender a viagem a SC foi a dificuldade de ajustar os compromissos. O governo quer a presença de Lula na inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, o que só deve ocorrer em agosto. No próximo mês também ocorrerá o lançamento ao mar do primeiro dos quatro navios que são construídos para a Marinha do Brasil em Itajaí.