O empresário Luciano Hang colocou na mesma foto, e em clima de festa, os senadores Jorginho Mello (PL) e Esperidião Amin (PP) neste sábado, durante um evento da Cooperativa Agropecuária (Coocam) em Campos Novos. Entre abraços e piadas – sobre as respectivas carecas, inclusive – ficou o registro daquele que seria o “dream team” do presidente Jair Bolsonaro em Santa Catarina. Uma composição que, até agora, demonstra poucas chances de prosperar.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A tendência é que PL, PP e Republicanos estejam juntos na coligação pela qual o presidente pretende disputar a reeleição. Mas, em Santa Catarina, embora as fotos transpareçam o contrário e o clima seja bom entre os dois, Jorginho e Amin não dividem tradicionalmente o mesmo espaço político. O impasse entre PP e PL se repete em outros estados no país.
O senador Jorginho Mello, que é pré-candidato ao Governo do Estado, insiste em apostar na composição. Tem feito acenos e cortejado os Amin em busca de uma parceria para 2022. A corte é direcionada especialmente à deputada federal Angela Amin, que Jorginho gostaria de ter como vice – e que, pelo menos por enquanto, não dá sinal de corresponder às investidas.
No lado dos Progressistas, não se leva a sério a hipótese de dividir espaço com o PL. Pelo menos por enquanto. Além da possibilidade do próprio senador Amin disputar o Governo do Estado, Anderson Silva trouxe em sua coluna neste sábado que as articulações para “ter o 11 na urna” envolvem o convite ao prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), para que aceite concorrer pelo partido.
Continua depois da publicidade
Os atalhos que o governo pegou para liberar as máscaras em SC
Mas, no meio dessa história toda, tem Luciano Hang. O empresário, que por enquanto não confirma intenção de se candidatar, tem a bênção de Bolsonaro para disputar uma vaga ao Senado se quiser. Bolsonarista com milhões de seguidores nas redes sociais, Hang tem influência na política e livre trânsito à direita, e poderia ajudar na construção de uma aliança entre Jorginho e Amin. É uma das hipóteses.
Por outro lado, a presença de Hang também pode provocar uma disputa de partidos por sua filiação caso decida de fato disputar as eleições no ano que vem. Tudo vai depender das disposições de cada lado.
Por enquanto, Hang não quer falar em articulação. Questionado se estaria empenhado em unir PP e PL, o empresário desconversou . “Fui convidado para um evento em Campos Novos organizado pela cooperativa Coocam em que estavam o Jorginho e Amim. Estavam também outros empresários e políticos de outros partidos. Sou apenas mais um na multidão”.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú