A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira (27), 29 mandados de busca e apreensão que fazem parte do inquérito das fake news, conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Há alvos em Santa Catarina e também em outros estados – Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Paraná.

Continua depois da publicidade

Pelo menos três mandados foram cumpridos nas cidades de Balneário Camboriú e Brusque, em endereços que pertencem ao empresário Luciano Hang. Ele nega envolvimento com a divulgação de notícias falsas.

O inquérito está sob responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes, e apura a divulgação de notícias falsas e ameaças contra membros do STF e seus familiares. A investigação foi aberta em março de 2019.

Durante a crise causada pela troca de comando na PF – e a consequente demissão do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a equipe de delegados que conduz o inquérito das fake news e o das manifestações antidemocráticas fosse mantida nas apurações, mesmo com a saída de Maurício Valeixo da direção da Polícia Federal. O mesmo grupo de delegados é responsável pelas duas investigações.

Entre eles está Fábio Mertens, que atuou em Santa Catarina e coordenou uma das maiores operações de combate ao tráfico internacional de drogas nos portos do Estado. Em 2017, a Operação Oceano Branco desarticulou uma quadrilha formada por três diferentes grupos criminosos, que enviava grandes quantidades de cocaína à Europa por meio dos portos de Itajaí e Navegantes.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​