Luciano Hang diz que tem sido boicotado pelas redes sociais e decidiu recorrer à Justiça contra o que classifica como “censura”. O empresário catarinense acusa o Youtube e o Instagram de apagarem conteúdos publicados por ele e de limitarem os acessos dos usuários às suas postagens.

Continua depois da publicidade

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

Não será a primeira vez que Hang comprará briga judicial contra as gigantes das mídias sociais. Em maio, o catarinense moveu uma ação para exigir que o YouTube republicasse uma entrevista concedida por ele a um programa da rádio Jovem Pan. Uma decisão judicial da Vara Cível de Brusque determinou que o conteúdo voltasse a ficar disponível aos usuários mas, segundo o empresário, a ordem judicial não foi acatada.

A exclusão do vídeo coincidiu com mudança nas regras do YouTube, que passou recentemente a excluir publicações que contenham defesa de medicamentos como cloroquina e ivermectina para Covid-19.

Vídeo censurado de Hang terá que ser republicado pelo YouTube

Continua depois da publicidade

Na época, não ficou claro se foi essa a motivação para o caso de Hang. Mas o empresário também recebeu notificação da rede social a respeito da remoção de outro vídeo de seu canal, publicado em abril. Segundo informações da assessoria de imprensa, Hang ocultou de suas redes vídeos sobre “tratamento precoce”.

Já no Instagram, a conta de Hang perdeu funcionalidades nos últimos dias e os usuários não conseguem mais citar a página em comentários, publicações e stories. A coluna procurou o Google, que é dono YouTube, e o Facebook, que também administra o Instagram – mas ainda não obteve resposta.

Luciano Hang compra briga pela volta do horário de verão abolido por Bolsonaro

Em julho de 2020, Luciano Hang teve as contas bloqueadas no Twitter e no Facebook por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do chamado “inquérito das fake news”. O empresário retornou às duas redes em maio deste ano, com novos perfis.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Continua depois da publicidade

Leia também

​Escândalo das vacinas mostra que corrupção é doença crônica

Concurso público da secretaria da Fazenda de SC para 58 vagas é autorizado

Vacina para os privilegiados: estratégias em SC prejudicam os mais pobres​

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp