Uma das mais conhecidas marcas “made in SC”, a centenária Altenburg inaugurou nesta terça-feira (18) no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, uma loja-conceito. A Altenburg Experince aposta em conexão emocional, sustentabilidade e inovação para oferecer uma experiência aos clientes – o que inclui até mesmo um “laboratório” onde é possível personalizar o travesseiro.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Com 16 monomarcas distribuídas por todo o Brasil e a primeira franquia aberta em maio, o novo projeto é considerado uma referência na jornada varejista da empresa, com tecnologia de ponta e sete pontos de experiência para o cliente.
– A ideia é irmos cada vez mais além da exibição e da venda de produtos em nossas lojas. Queremos criar uma conexão emocional com as pessoas, aproximando-as dos processos de fabricação, da nossa missão e do nosso propósito – diz Fabrício Juvêncio, gerente de varejo da Altenburg.
FOTOS: Balneário Camboriú terá o maior jardim neurossensorial para autistas na América Latina
Continua depois da publicidade
De design moderno e minimalista, o espaço recebeu recursos especiais de iluminação, que são ativados a partir da interação do cliente em um totem de autosserviço, sinalizando onde estão determinadas peças no ponto de venda (PDV). A iniciativa faz parte da área “Lab”, em que os clientes podem personalizar o travesseiro ideal conforme suas preferências e necessidades e já levá-lo para casa.
– Esse é um projeto que tem o DNA da Altenburg e é calcado na premissa do bem dormir. Além dos nossos mais de 50 tipos de travesseiros, o cliente pode ali criar o seu próprio travesseiro, atendendo às suas especificidades e preferências – explica Fabrício Juvêncio.
Veja imagens da nova loja:
A inovação também está nos detalhes – iluminação, ambientação, tons que acolhem, e uma assistente virtual que, com auxílio de inteligência artificial, apresenta os benefícios do produto e auxilia o consumidor a descobrir sua melhor escolha.
A experince store pretende demonstrar ainda, como a responsabilidade socioambiental faz parte do DNA da marca – desde a comunicação sobre o processo de reutilização das fibras até um ponto de coleta de edredons e travesseiros usados, que, segundo o gerente de marcas da Altenburg, Otávio Correa de Arruda, serão transformados e reinseridos nos mercado. Toda a renda será revertida para projetos socioambientais. Esta é uma tendência no mundo nos têxteis. Dados recentes da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) revelam que apenas 1% dos têxteis descartados no país são reciclados, evidenciando a urgência de novas iniciativas.
Continua depois da publicidade
VÍDEO: Nova orla de Balneário Camboriú começa a tomar forma
Tiago Altenburg, presidente da empresa, diz que não se trata de apenas uma nova loja:
– A Altenburg Experience é uma loja que servirá de modelo para nós e nossos franqueados. Ela representa a integração perfeita entre experiência do cliente, sustentabilidade e inovação, já que o bem-estar que defendemos não se limita aos nossos produtos.
Fundada há 102 anos, em Blumenau, a marca é líder na produção de travesseiros na América Latina, com a fabricação de 1,3 milhão de unidades por mês. A empresa gera mais de 2 mil empregos diretos e está presente com seus produtos em mais de 10 mil pontos de venda em todos os estados brasileiros, além de países da América Latina. Para dar conta dessa produção, conta com quatro unidades fabris: duas em Blumenau, uma em Sergipe e outra no Paraguai.
Em 2023, a Altenburg obteve faturamento de R$670 milhões e projeta um crescimento de 30% até o final de 2024. A expectativa da companhia é chegar em 2027 com receita acima de R$1,2 bilhão, sendo a Altenburg Experience um dos investimentos realizados em busca deste objetivo.