O lixo recolhido na Praia Central, em Balneário Camboriú, e na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, na última virada de ano, soma impressionantes 64 toneladas. Foram 39 toneladas de resíduos em Balneário, e 25 na Capital. Em apenas uma madrugada.

Continua depois da publicidade

O número corresponde ao peso de uma baleia franca, um dos gigantes do mar _ espécie de cetáceo que visita Santa Catarina entre setembro e dezembro, durante o período reprodutivo.

A comparação é da Rede de Especialistas de Conservação da Natureza, entidade ligada à Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que reúne profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade.

Todos os dias, 10 animais marinhos apareceram mortos nas praias de Santa Catarina este ano, segundo dados do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. Boa parte deles foi vítima da interação com o lixo que vai parar no mar.

É importante que se diga que o problema não está apenas no que se joga diretamente na praia: o descarte de lixo nos rios, ou o lixo despejado nas ruas que é carregado pela água da chuva, também afetam a fauna marinha. Mesmo a quilômetros de distância do mar.

Continua depois da publicidade