Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para professores de Ensino Médio na rede pública de Santa Catarina escolherem os livros didáticos que serão usados ao longo do ano. Desta vez, entram na lista obras de ‘transição’ para a nova Base Nacional Curricular, que entra em vigor em 2022. São livros didáticos que iniciam a mudança para um Ensino Médio mais interdisciplinar.  

Continua depois da publicidade

> UFSC fica entre as melhores universidades do Brasil em ranking internacional

Em fevereiro, representantes da Secretaria de Estado da Educação (SED), das coordenadorias regionais e das escolas do Ensino Médio da rede pública em Santa Catarina participaram de um Encontro Técnico virtual do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), em que foi discutida a seleção de obras. A decisão foi pela escolha coletiva dos títulos que serão adotados no Estado.

> Diretor de escola pública morre por Covid-19 em Florianópolis

A principal mudança na Base Curricular é que, ao invés de 13 disciplinas distintas, como hoje, os estudantes terão quatro grandes áreas do conhecimento, interligadas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O objetivo é reduzir a evasão escolar, um problema ainda mais grave neste momento de pandemia.

Continua depois da publicidade

– Mais da metade dos brasileiros com 25 anos ou mais não concluiu o Ensino Médio. E cerca de 30% dos jovens de 15 a 17 anos não estão cursando esta fase final da Educação Básica. A desmotivação e o desinteresse dos jovens estão diretamente ligados a um descompasso entre a formação oferecida, os desejos pessoais e as exigências do mundo contemporâneo – diz Ângelo Xavier, presidente da Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional(Abrelivros).

> Aulas presenciais devem ser as últimas a serem suspensas, diz MP

A escolha do material didático é considerada fundamental para efetivar a mudança. As editoras disponibilizaram os materiais de transição, para que professores e alunos comecem a adaptação sem a necessidade de abrir mão dos livros didáticos tradicionais. A opção está disponível no edital 2021 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), por meio do qual é feita a aquisição e distribuição de materiais para as escolas públicas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, na modalidade regular e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em fevereiro, representantes da Secretaria de Estado da Educação (SED), das coordenadorias regionais e das escolas do Ensino Médio da rede pública em Santa Catarina participaram de um Encontro Técnico virtual do PNLD, em que foi discutida a seleção de obras.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Continua depois da publicidade