O último relatório da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) aponta, novamente, situação preocupante em relação à dengue no Litoral. A região da Foz do Itajaí-Açu (Amfri) concentra 87% dos casos de dengue em Santa Catarina. As seis primeiras colocadas na lista das cidades com mais casos no Estado são Itapema, Camboriú, Porto Belo, Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes. Três desses municípios tão em situação de epidemia: Itapema, com 666 casos de dengue, Camboriú, com 359, e Porto Belo, com 85 casos.
Continua depois da publicidade
A Vigilância Epidemiológica utiliza os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera que há epidemia quando o número de casos de dengue ultrapassa a marca de 300 pra cada 100 mil habitantes.
Há preocupação em relação à chegada da primavera e ao aumento das temperaturas na região, quando a tendência é que o mosquito da dengue prolifere com mais facilidade.
O Estado registrou, desde o início do ano, 1.730 casos de dengue. Em 2018, foram contabilizados 55 neste mesmo período. Santa Catarina tem 94 municípios considerados infestados pelo mosquito da dengue, com mais de 22 mil focos.
Continua depois da publicidade