A prefeitura de Navegantes recebeu do Instituto do Meio Ambiente (IMA) nesta terça-feira (14) a Licença Ambiental para o engordamento da Praia do Gravatá. O município pretende investir até R$ 27 milhões no projeto, que aumentará a extensão da faixa de areia para 50 a 70 metros, e deve provocar um novo ciclo de valorização.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O licenciamento permitirá a abertura do edital de licitação, o que deve ocorrer nas próximas semanas. O Termo de Referência da obra está em fase de construção e, segundo o prefeito Liba Fronza (PSD), deve ficar pronto até o fim do mês.

O trecho a ser alargado tem 2,2 quilômetros, desde o molhe do Rio Gravatá, na divisa com Penha, até a Pedra da Miraguaia. A obra demandará 440 mil metros cúbicos de areia, que serão retirados de uma jazida já identificada.

O recurso virá de um financiamento público que já foi aprovado pela Câmara de Vereadores e pela Secretaria do Tesouro Nacional, e integra um empréstimo de R$ 60 milhões para obras no município.

Continua depois da publicidade

A expectativa é que as obras iniciem logo após o Carnaval, quando termina a temporada de verão. O exemplo de municípios próximos, como Balneário Camboriú, aponta que o investimento tem impacto econômico – tanto na movimentação turística, que tende a aumentar, quanto na construção civil.